sexta-feira, 23 de junho de 2017

Itu figura no ranking das 100 cidades mais inteligentes e foca no “top 10”

Itu conquistou a 95ª posição do ranking Connected Smart Cities, realizado pela consultoria Urban Systems, que avalia o desempenho das cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil. Além de Itu, outros municípios da região também se classificaram entre os cem primeiros lugares.
O levantamento preliminar, publicado pelo site da revista Exame na última sexta-feira (16), leva em consideração onze fatores para a formação do ranking – mobilidade urbana, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, economia e governança. Ao todo, foram avaliadas 500 cidades brasileiras, usando 70 indicadores.

Pontuações
No 95º lugar, Itu recebeu 23,392 pontos. No levantamento publicado em 2016 (referente ao ano de 2015), a cidade não apareceu entre os cem primeiros lugares. Na região, o destaque fica com Indaiatuba, que somou 26,146 pontos. Posicionada em 55º lugar no ranking anterior, desta vez o município subiu para a 30ª colocação. Sorocaba, por sua vez, obteve 24,551 pontos e manteve-se no 60º lugar.
Salto, que não apareceu na lista divulgada em 2016, desta vez conquistou a 54ª posição, com 24,884 pontos. A cidade de São Paulo é a líder do ranking, com 33,1 pontos, seguida por Curitiba (32,4), Rio de Janeiro (32,1), Belo Horizonte (30,7) e Vitória (30,4).
Ao “Periscópio”, o Secretário de Planejamento de Itu Plínio Bernardi Júnior afirma que o município tem trabalhado para potencializar os resultados obtidos. “Estamos colocando em prática nosso projeto, criando o alicerce necessário para a implantação efetiva do conceito de Cidades Inteligentes em Itu”, destaca.
“A questão tecnológica é relativamente simples de ser viabilizada, portanto, nossa preocupação tem como foco a preparação da retaguarda e da infraestrutura no que se refere à gestão e às pessoas. Pretendemos, até o final deste mandato, figurar entre os 10 primeiros deste ranking. Essa nos parece uma meta factível”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário