1) Vai desencanado. Não fique sofrendo com a possibilidade de ser o último colocado da prova. Você nunca será o último! Só de participar da corrida você já ganhou de milhares de sedentários que estarão no sofá quando você cruzar a linha de chegada.
2) Durma bem antes da prova. Uma boa noite de sono ajuda muito.
3) Por ser a primeira prova tente chegar cedo para conhecer como funciona a estrutura de uma corrida, entender como funcionam os guarda-volumes, as barracas de assessorias, fazer fotos com os amigos, entre outras coisas. É bacana sentir este clima todo se formando antes da prova.
4) Sei que a primeira prova é especial mas não é o dia adequado para estrear um tênis novo. Prefira um tênis amaciado que você costuma usar em seus treinos pra não ter desconfortos durante a corrida.
5) Amarre bem o tênis antes da prova. Quando ele desamarra no meio da corrida você perde a concentração e pode dar uma desanimada.
6) Se o seu tênis desamarrar no meio da corrida não pare de repente no meio da rua para amarrá-lo. Isto pode causar um acidente com outros corredores que estão logo atrás de você. Procure uma lateral da rua que estiver mais vazia e amarre bem desta vez!
7) Na adrenalina da largada muitos – muitos mesmo! – corredores vão passar correndo por você. Não se desespere nesta hora e comece a correr desesperado porque está ficando para trás. É importante você conhecer bem o seu ritmo e estar preparado psicologicamente para isto. Mantenha o ritmo que fez em seus treinos e verá que alguns quilômetros pra frente você começará a ultrapassar este pessoal que gastou todo o gás na largada. Foque no seu ritmo e guarde gás para o sprint final. Faltando poucos quilômetros para o fim é a hora de chutar o pau e aumentar seu ritmo em busca do seu melhor tempo.
8) Tirando a galera da elite e outros corredores mais experientes, você está numa disputa pessoal com você pelo seu melhor tempo. Participando de várias corridas você perceberá que a maioria dos que estão lá também estão por estes mesmos motivos. Ou seja, não se preocupe com os outros, concentre-se em você.
9) Quando encontrar um ponto de hidratação não se desespere. É comum nas corridas organizadas ter mais de um balcão com copos d´água. Você perceberá que a maioria das pessoas se amontoam no primeiro balcão e os seguintes estão sempre mais vazios. Você ganhará alguns segundos pegando água nos balcões mais tranquilos.
10) Quando pegar a água não pare bruscamente para bebê-la. Tente manter a passada para não atrapalhar quem vem atrás de você. Se tem dificuldades para beber e correr lembre-se de deixar passagem para quem está vindo mais rápido atrás de você.
11) Se a prova tiver lixeira tente sem atrapalhar os outros corredores a jogar o copo no lixo. Se não for possível, jogue nas laterais da pista que ajudará o pessoal da limpeza. Mas sempre olhe também quando for jogar um copo no chão para não acertar outro corredor.
12) Tente correr em linha reta sem mudanças de direção bruscas. É importante sempre lembrar que há milhares de pessoas correndo também atrás de você. Se precisar trocar de lado na pista, dê uma rápida olhada, sinalize para quem está atrás de você antes de mudar de direção.
13) A primeira prova é realmente especial e certamente você vai querer registrá-la. Não é recomendado ficar fazendo selfies no meio da pista. Lembre-se sempre que há corredores atrás de você. Desde que não atrapalhe ninguém, a selfie tá liberada.
14) Há muitos fotógrafos de sites especializados que registram a corrida ao longo do percurso. Se quer mesmo registrar sua primeira corrida, fique atento nestes caras e depois é só comprar as fotos pela internet. Não sai muito caro, em média você gastará R$ 5,00 por foto em boa qualidade.
15) E por fim, talvez a dica mais valiosa. Aproveite a corrida! Sinta a vibe! Curta a energia incrível que só as corridas são capazes de produzir. Com certeza depois de uma ótima experiência na sua primeira prova você ficará pilhado para participar de outras. É nesta hora que o vicio bate e você não quer largar mais. Vira mania, uma mania de corrida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário