domingo, 28 de agosto de 2016

A América se rende ao Brasil

22/08/2016 -  Como diria o grande mestre Fiori Giglioti: 'Fecham-se as Cortinas e Terminam os Jogos Olímpicos Rio 2016'
Agora, em clima de ressaca, continua a grande discussão: Valeu a pena o país ter investido milhões de reais para a realização dos jogos?
Para o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, valeu a pena sim. Por conta da realização dos jogos, o Rio de Janeiro recebeu uma modernização no sistema de transporte, saneamento básico e lazer. Milhares de turistas vieram para os jogos e movimentaram a economia local. Outro resultado positivo o foi modernização dos equipamentos esportivos que oferecerão melhores condições para o treinamento dos atletas brasileiros. Já os opositores à realização dos jogos, entendem que o país tem muitos problemas estruturais e não poderia se dar ao luxo de gastar tanto dinheiro com jogos olímpicos. Esse milhões poderiam ser gastos com a melhoria na qualidade do sistema público de educação, saúde, segurança, etc.Acompanhei os jogos pela TV e jornais norte americanos e analisando essa discussão com frieza chego à conclusão que ambas as partes têm um pouco de razão. É fato que um estado falido como o Rio de Janeiro, sem dinheiro para pagar salários e fornecedores, não pode se dar ao luxo de organizar nem festa de aniversário.    Também é fato que o país está em uma situação financeira delicadíssima e tem prioridades muito mais urgentes e importantes para resolver.       Por outro lado, as obras de mobilidade e lazer construídas para os jogos vão beneficiar diretamente a população carioca. Dificilmente essas obras teriam sido planejadas se não fosse a realização dos jogos no Rio.      Mas o mais importante, sem dúvida nenhuma, foi a visibilidade que o país ganhou nos EUA e no mundo.
Antes das Olimpíadas as notícias divulgadas sobre o Brasil eram pessimistas, relacionadas a corrupção, desorganização, violência e Zica Vírus.
Após o grande evento de abertura apresentado pelo Brasil, a mídia norte americana se rendeu e passou divulgar notícias positivas sobre os jogos. Diariamente a mídia transmitiu tudo sobre as Olimpíadas, mostrando um Brasil acolhedor, com belezas naturais e com uma torcida muito animada. Em muitos programas apresentaram comidas e bebidas típicas brasileiras, rodas de capoeira nas ruas e até finalizavam a programação com palavras em português.
Melhorar a imagem do Brasil diante do mundo significa mais turistas visitando o país, maior visibilidade no comércio internacional, e uma melhora significativa na auto estima dos brasileiros.
Vista por esse ângulo, sem dúvida nenhuma a realização dos jogos Rio 2016 foi de grande valia para o pais.  
NADADORES TRAPALHÕES
O que era para ser uma noitada de comemoração se transformou em pesadelo para 4 atletas de ponta da equipe olímpica americana. Após a descoberta da grande mentira, os nadadores caíram em desgraça e passaram a ser os vilões nacionais nos EUA.
Aqui não se admite esse tipo de brincadeira e os atletas certamente sofrerão duras sanções por parte dos órgãos competentes.
Parabéns à polícia brasileira que trabalhou de maneira rápida e eficiente, nos moldes da polícia americana.
Só o que se lamenta é que essa mesma eficiência não seja usada para acabar com os traficantes e organizações criminosas que tomam conta da cidade.
VÃO TER QUE ENGOLIR O NEYMAR
O que Milton Neves, Neto, Galvão Bueno, Paulo César Caju, Casagrande e a maioria da imprensa brasileira tem incomum? Todos terão que engolir as críticas e exaltar a glória de Neymar e  Cia.
Talvez essa não seja a melhor seleção brasileira que disputou jogos olímpicos, mas foi a única que ganhou o único título que faltava para o Brasil: a tão almejada medalha de Ouro.
Resultado excelente e que pode ajudar a resgatar a desgastada imagem do futebol brasileiro.
Na maioria dos principais países do mundo, os atletas são exaltados independente de serem ou não campeões. Infelizmente a cultura brasileira só aceita o primeiro lugar como resultado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário