quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O que acontece quando você não dorme direito

30/08/2016 - Muita gente treina de forma ininterrupta e não valoriza o sagrado descanso por não saber que ele é parte essencial para a conquista de bons resultados. “O descanso é fundamental para a recuperação do praticante de atividade física. Ele serve não só para nos dar disposição para enfrentar o dia que vem pela frente, como para potencializar os resultados dos treinos, trazendo benefícios importantes para a saúde”, explica Ricardo Zanuto, professor doutor em Fisiologia do Exercício e nutricionista esportivo.
Zanuto exemplifica que uma pessoa que treina todos os dias, segue à risca a dieta, mas só dorme 4 horas por noite pode não colher os resultados esperados na hora de suar a camisa. “Isso porque enquanto dormimos nosso organismo produz o GH, que é o hormônio do crescimento. Esse hormônio é o responsável pela renovação celular, necessária para reparar os músculos que sofreram lesões durante a prática de atividade física”, afirma.

O que acontece de fato quando não temos boas noites de sono?
Vamos à seguinte situação: ao praticar musculação, as fibras musculares são estressadas. É no período de descanso, durante o sono, que o organismo vai recompor essas fibras. “O músculo cresce como uma forma de defesa, ao entender que precisa de mais força para suportar aquela carga. Dormir bem também auxilia na queima de gordura e na construção óssea”, recomenda Zanuto.
E mais: pesquisas revelam que dormir pouco, ou ter um sono de pouca qualidade desregula os hormônios da saciedade, aumentando a tendência da pessoa a fazer mais refeições durante o dia. “Além do hormônio GH, outro de extrema importância para o nosso organismo é a melatonina, que é produzida pela glândula pineal na ausência de luz. Antigamente acreditava-se que a melatonina era responsável apenas por estimular o sono. Mas hoje já se sabe que ela tem outras funções muito importantes”, disserta Zanuto, que fez parte de um estudo da Universidade de São Paulo que mostrou que a melatonina também é responsável pela eficiência energética do metabolismo, atuando na redução de peso e melhorando a sensibilidade insulínica.  E o day-off?
Segundo Zanuto, não existe contraindicação em praticar atividade física todos os dias, desde que a pessoa tenha orientação profissional. “O que ela deve se atentar é na recuperação, para que não entre em overtraining”, alerta.
Lembrando que para ter equilíbrio, não basta investir em uma boa noite de sono e se exercitar com frequência: é necessário ter uma boa alimentação para evitar a deficiência de nutrientes. “Nosso corpo precisa de carboidrato, proteína, gordura, vitaminas e minerais para recuperar o tecido que foi microlesionado pelo treino, recuperar o glicogênio muscular e fornecer energia para células sem precisar retirar do próprio organismo”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário