sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Salto alto pode trazer problemas para a coluna

    Uma nova pesquisa realizada nos EUA comprovou estarem as mulheres que usam sapatos de salto alto mais vulneráveis a contrair problemas na coluna ou nos pés. Isto porque a pressão sobre os pé aumenta até 75% em relação a uma pessoa que anda descalça. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade da Califórnia pela bioquímica Rebeca Snow. A cientista baseou sua pesquisa na análise da intensidade e da duração da pressão que o peso do corpo acarreta sobre os pés em diferentes situações. Segundo Rebeca quanto maior é a pressão, maiores são as chances de haver consequências negativas para a coluna.
    Dados da pesquisa revelam que os saltos de 8cm ou 10cm (ou acima desse tamanho), modificam totalmente o jogo de pressões adequadas ao formato do pé. Primeiro o calcanhar toca o chão e, em seguida, já toca a parte de frente do pé, numa sequência em que se força o tendão lateralmente para dentro.
    “ Se uma pessoa tem predisposição para o desenvolvimento de joanetes, o salto alto acelera o seu aparecimento”, diz Dan Oizerovici, ortopedista do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O doutor José Laredo Filho, coordenador do curso  de pós-graduação da Escola Paulista de Medicina, afirma que o salto alto transforma um pé sadio em “pé patológico”. “Toda a dinâmica de movimento é alterada, e isso traz consequências ao pé e a outras partes do corpo”,  diz Loredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário