quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Dormir faz bem ao coração

12/12/2016 - Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Bonn, na Alemanha, analisaram a relação entre o sono e a saúde do coração. O estudo, considerado inédito por focar o impacto específico do turno de 24 horas, avaliou as condições cardíacas de médicos que trabalham por 24 horas, com intervalos de no máximo três horas de sono.
Durante a análise não foram consideradas condições de estresse individual ou ambiental. Os participantes também não puderam consumir qualquer tipo de estimulante ou energético.
O que se verificou é que a falta de sono aumenta a pressão sanguínea e sobrecarrega o coração, aumentando a força dos batimentos (contratilidade) e sua frequência. “Pela primeira vez, mostramos que uma privação de sono de curto prazo, no contexto dos turnos de 24 horas, pode levar a considerável aumento da pressão sanguínea, da contratilidade e da frequência cardíaca”, disse o autor principal do estudo, Daniel Kuetting, do Departamento de Radiologia Diagnóstica da Universidade de Bonn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário